quinta-feira, 30 de junho de 2011

A hora da Família



Este subsídio nacional "A hora da Família", nos leva a refletir sobre o tempo que dedicamos a nossa família. Qual o tempo que reservo para minha esposa ou esposo, qual o tempo que programo para meus filhos, que tempo dedico aos meus sogros, aos meus pais, avós, genros ou noras; pois são os parentes que normalmente convivemos mais. Por isso se faz necessário incluir na nossa agenda diária um tempo para estar em família para falar de Deus, colocar os nossos sonhos e projetos em dia e é claro afinar nossas relações. Pensemos um pouco nisso.






No centro de Catequese, você encontrará o subsídio " A hora da Família". Adquira já o seu!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

FIQUE ATENTO EM SUA FAMÍLIA




Hoje estivemos em frente o fórum Gerôncio Brígido, pedindo justiça para a menina que foi vítima de estupro e violência física pelo então acusado Raimundo Almeida. E não estávamos lá só por causa deste fato mais de tantos outros que acontecem nos bastidores da vida. Leia o nosso Manifesto!!!!!!!!!!!

Gostaríamos inicialmente de saudar de forma respeitosa o Sr. Meritíssimo Juiz Paulo Sergio dos Reis, Por acreditar que por meio da lei a justiça aconteça, sobre tudo em favor dos mais sofridos, que vivem a margem da sociedade gritando por seus direitos. Insistência e perseverança só existem naqueles que estão insatisfeitos com a situação presente. “No relato da viúva que chega a importunar um juiz para que este lhe faça justiça, nos anima e nos dar esperança de que a justiça dos homens nem sempre é falha” (Lc 18, 1-8).
Nós que atuamos por meio das pastorais sociais em Canindé temos uma preocupação muito grande em relação a inclusão social. Inclusão esta que só acontece quando os menos favorecidos são tratados com dignidade e respeito. Diante de uma luta constante junto aos franciscanos em defesa da vida, que é o bem maior que herdamos de Deus, queremos por meio desta, manifestar nosso repúdio a qualquer tipo de violência, seja ela, física, psicológica ou moral. Repudiamos e ao mesmo tempo clamamos por justiça em casos de agressões à mulheres, crianças que se tornam objetos vulneráveis nas mãos daqueles que usam e abusam da vida destes inocentes, simplesmente para satisfazerem seus caprichos. Suas vítimas, mulheres e crianças tem se tornado manchetes em emissoras locais, pois são vitimas principalmente de agressão física e abusos sexuais.
Não queremos fazer alusão a nenhum caso isolado, porém pedimos que a justiça veja cada caso que chega em suas mãos de forma sensível e ao mesmo tempo com a coerência de quem se utiliza da lei como ferramenta para defender os menores, frágeis e desprotegidos, assim como age uma mãe que procura sempre ficar do lado daquele filho mais debilitado da família. Nos deparamos com situações lastimáveis no âmbito da violência, ganhando proporções sempre maiores quando não existe a devida punição para os causadores.
Nós das pastorais sociais da Igreja católica realizamos trabalho de acompanhamento à mulheres gestantes, crianças de 0 à 11 anos, adolescentes, famílias em situação de risco entre outros casos. Não podemos e nem devemos ficar indiferente aos sofrimentos de familiares que assistem a dor de um parente que foi abusado(a) ou agredido(a). Seria contraditório de nossa parte falar do evangelho de Jesus Cristo e ficarmos totalmente alheio a estas barbaridades ocorridas em nossa cidade, pois se trata de seres humanos que precisam de respeito, dignidade e cuidado.
Nós em comunhão com outras igrejas cristãs queremos clamar nos quatro cantos de nossa Canindé, que não estamos adormecidos em relação a problemas sociais e morais que ferem de maneira profunda o corpo e alma de meninos, meninas e mulheres que formam conosco esta família humana, que não desistem de lutar por seus direitos. Estamos sim refletindo sobre esta situação, contando com o apoio institucional da justiça e ao mesmo tempo convidando toda a comunidade para se manifestar contra estes atos absurdos ocorridos ultimamente em nossa comunidade.
Nosso grito não é só de revolta, mas também de amor, de solidariedade às vítimas e seus familiares que sofrem em função desta “chaga” impregnada no corpo de nossa sociedade.


QUE NOSSA SENHORA ABENÇOE E PROTEJA TODAS AS FAMÍLIAS!!!!!


Assinado pelas pastorais envolvidas e seus respectivos coordenadores:
Conselho de Pastoral Paroquial _Antonio Fabio U. Soares
Pastoral Social - Lucia Andrade
Pastoral da Criança – Carlos Augusto
Pastoral Familiar – Francisco Farias
Infância Missionária – Terezinha Alves
Pastoral da Mulher Marginalizada - Maneide
Pastoral do Menor - Welington

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa da Eucaristia 2011



A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.






PROGRAMAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA 23 DE JUNHO AQUI EM CANINDÉ



Missa às 16h- Na Basílica e m seguida a procissão pelas ruas com bênçãos em locais predefinidos: 1ª Bênção - Colégio Menino Jesus - dedicada a todos que atuam na educação;



2ª Bênção - Em frente a Eletropeças - dedicada a todos que vivem do comércio;



3ª Bênção - Residência da Senhora Conceição Rocha, na Joaquim Magalhães - dedicada a todas as famílias;



4ª Bênção - na quadra gruta de Nossa Senhora de Lourdes, por trás da Basília. PARTICIPE DESTA BONITA FESTA DA MEMÓRIA PASCAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais um arraiá do ECC de Caninde



No próximo dia 24 de junho, na área de lazer. Vá lá pra ocê vê que o negócio rai ser pra lá de bão. Teremos mais uma festa arretada de boa dos Casais com Cristo da paróquia de São Francisco, pra animar esse arrasta pé lascado nós vai chamar o forrozeiro Idelbrando, os casais do ECC e suas famia, ainda nósm vai comer aquela cumida danada de boa, cumpad e dizem que vai ter até binquedo pas criancinhas, óia que negócio bão sô! Eu to é dento da área de lazer.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cultivando o amor na família

FIDELIDADE OU TRAIÇÃO NA CULTURA



Entre nós, é possível definir o adultério como a relação sexual havida fora do âmbito conjugal.
É consistente a relevância histórica da figura do adultério desde os primórdios, principalmente no que tange à imagem da esposa. Tanto é que, na antiga Babilônia, as estas eram privadas de um dos olhos, para que só pudessem ver o seu amo e senhor; os Hebreus, tinham o direito de matar suas esposas, caso essas não sangrassem na primeira relação.
Entretanto, nem sempre o cometimento do adultério foi algo tão repudiado. Os casais de Esparta praticavam o adultério de forma legalizada para combater o ciúme exagerado.
Durante a Idade Média, mesmo com a Igreja Católica castrando qualquer traço de conduta desviante, as francesas da Savóia, uma vez por ano, reuniam-se, e juntas, iam às tabernas para se encontrar com outros homens. Todas, frise-se bem, apoiadas pelo consentimento dos maridos.
Aduz que a Lei Mosaica já tratava o adultério como um delito muito grave, castigado com a morte dos culpados, enquanto no Egito, a mulher adúltera sofria a mutilação de seu nariz, a morte era reservada para o seu amante. Na Índia, o adultério implicava em dupla ofensa aos deuses e à indesejada mistura de raças, devendo a mulher ser devorada por cachorros em praça pública.
Entrelaçando o dever de fidelidade com o adultério, o terapeuta FRANK PITTMAN [3], citado por ROLF MADALENO [4] define o adultério como o ato sexual fora do casamento, ao passo que a infidelidade seria uma desonestidade sexual dentro do casamento. Para ele o adultério é contra a lei, ou contra a vontade de Deus, mas a infidelidade é contra o casamento, exatamente porque rompe com os acordos conjugais que variam de casal para casal, de cultura para cultura e da própria condição social dos conviventes, mas que representam, sempre, alianças formadas com o objetivo de dar paulatina estabilidade ao casamento.
É dever nosso de cada dia zelar pela fidelidade à pessoas que escolhemos para passar o resto de nossas vidas ao seu lado.
Para evitar tal prática (traição) se faz necessário algumas atitudes:
1º É importante a confiança entre os dois;
2º O diálogo precisa estar presente na relação;
3º Selecionar as companhias, andar com pessoas que gostam destas práticas, aos poucos vai influenciando;
4º Cortar qualquer tipo de azaração logo no início;
5º Procurar participar ativamente da vida de fé da comunidade e acima de tudo cultivar Deus por meio da oração na relação;

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VEM AI A 2ª ETAPA DO ECC DE CANINDÉ

A 2ª etapa do ECC é para casais engajados ou que desejam engajamento pastoral. Teremos a participação de casais de Caridade, Itapebussu, Caiçara e Canindé. Será realizado nos dias 17, 18 e 19/JUNHO/2011 no Centro de Treinamento. Inscrições até dia 04/06 com os casais Cirilo e Diane, Nonato e Vera, Carlos Eugênio e Aurilene. Estejam todos convidados para esse momento de Aprofundamento nos conhecimentos de nossa Igreja. Que a Família de Nazaré, Jesus, Maria e José possam abençoar todas as famílias de nossa comunidade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

TERMINA A MISSA COMEÇA A MISSÃO

Festa de Santo Antonio em Caiçara, encerrada com uma bonita Missa campal presidida por Dom José Luis!











Em muitos lugares do Brasil encerrou ontem os festejos de Santo Antonio. O nosso desejo é de dar continuidade a pregação e a vivência do evangelho em meio às nossas comunidades. Que a bênção de Santo Antonio permaneça para sempre com os Casais, a fim de superarem todo tipo de adversidade e contemplar o amor herdado de Deus. Amém!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

VEJA O I ENCONTRO DE JOVENS ENAMORADOS

O SENTIDO DO NAMORO CRISTÃO!!!!!

DIÁLOGO FAMILIAR!!!!!



CONTEMPLAÇÃO!!!!













MUITA INFORMAÇÃO!!!!!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

VEJA ESTA CARTA



CARTA ABERTA DO ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS EM CANINDÉ


Ordem dos Frades Menores – CFMB

Certo dia, fomos surpreendidos com um convite que falava de um evento: “Juventude, tua vida é missão”. Desde então, em todos os cantos deste imenso Brasil, começaram mobilizações regionais em torno do I Encontro Nacional de Jovens, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB). Foram muitas vidas compartilhadas e experiências conquistadas. Assim, muito alegres e animados, rumamos a Canindé com coração de romeiro.
Viemos de diferentes realidades culturais e geográficas, mas com algo em comum: a nossa inquietação na evangelização das juventudes. Em nossas bagagens trouxemos medos e angústias, mas também carregamos sonhos e esperanças, na certeza de que é o próprio Cristo a quem queremos seguir, nos passos de Francisco e Clara de Assis. Em Canindé fizemos a experiência de “Betânia”, santuário da hospitalidade e do acolhimento. Cada caravana era recebida com cantos e festa. Que povo caloroso, marcado por tantas lutas e sofrimentos, porém, com um coração imenso e ardente de amor, alegria, simpatia e generosidade!
Todo o evento foi organizado focado nos objetivos de: sensibilizar a juventude para a mística e o carisma franciscano; promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os jovens de todo o Brasil; despertar a vocação missionária como Igreja no espírito do Documento de Aparecida.
Na participação de 478 jovens, nos momentos iniciais, com certo estranhamento marcado pelas nossas diferenças, passamos a integrar-nos através dos nossos ritmos, sotaques e costumes particulares de cada região, em uma linda e envolvente dança circular.
Motivados pelas palavras de Dom José Luis Sales, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, entendemos que a missão deve ir muito além da esfera eclesial, superar a atitude passiva e ir ao encontro, dialogar e caminhar com os jovens nos espaços onde se encontram. Além disso, Dom José Luis apontou-nos um caminho: “Que devemos ter o rosto de um jovem franciscano, capaz de dar e receber carinho, buscar e vivenciar a paz interior, assumir os caminhos com a responsabilidade do tamanho da juventude, e não do tamanho dos adultos”.
No nosso Encontro acolhemos também, com alegria, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei José Rodríguez Carballo, que partilhou conosco a importância de sermos eternos caminhantes, “mendicantes de sentido”. Nessa peregrinação, convidou-nos a cultivar a mística do seguimento de Cristo à maneira de Francisco. Em sua fala, reforçou que, “num mundo de muitas palavras, precisamos caminhar de mãos dadas com a Palavra”. Num momento de inspiração poética, orientou-nos a sermos “como o girassol, sempre voltados para o Sol, que é Cristo”. Frei José provocou-nos a não aceitarmos um futuro pronto, desafiando-nos a construir o nosso próprio futuro, enamorados pelo Evangelho, cativando outros jovens a aderirem ao projeto de Jesus.
As dez oficinas, que trabalharam de forma transversal o tema “Juventude, tua vida é missão”, foram espaços de discussão dos assuntos que mais inquietam a vida das juventudes. Na diversidade de temáticas, as oficinas convergiram para o anseio de nós jovens sermos protagonistas das nossas histórias, engajando-nos ativamente na sociedade, a fim de transformá-la, na promoção da justiça social, na construção da paz e no profundo respeito à Criação.
Tivemos a oportunidade de visitar o Santuário São Francisco das Chagas (o segundo maior santuário franciscano do mundo, em número de peregrinos), em uma caminhada vibrante, que culminou com a celebração eucarística, presidida pelo Ministro Geral, Frei José Carballo. O trajeto foi curto, mas o caminho ainda é longo, pois, como diz Francisco “até agora pouco ou nada fizemos”.
Senhor, o que queres que eu faça hoje? No nosso I Encontro Nacional de Jovens, discutimos e entendemos que há muitas outras formas de estar em missão, como: sermos alegres como São Francisco para viver o Evangelho de forma a contagiar outros jovens; agirmos para garantir a defesa dos direitos dos jovens, evidenciados no Estatuto da Juventude, em pauta no Congresso Nacional; carregarmos a bandeira pela realização de uma Campanha da Fraternidade para aprofundar a realidade das juventudes do Brasil; e fortalecermos a integração e a evangelização em meios digitais, como blogs e redes sociais.
Assim, sentimos que toda nossa vida foi ungida, transformada numa grande missão. Que Francisco e Clara intercedam por nós e nos ajudem a cultivar, num contexto de tantas adversidades e contradições, a santa teimosia para perseverarmos nessa longa jornada missionária...

1º ENCONTRO COM JOVENS NAMORADOS



A PASTORAL FAMILIAR DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO REALIZARÁ NO PRÓXIMO DIA 12 DE JUNHO O PRIMEIRO ENCONTRO DE CASAIS JOVENS NAMORADOS. O OBJETIVO PROPOSTO PELO SETOR PRE-MATRIMONIAL É DESPERTAR OS VALORES CRISTÃOS NESTA FASE DE DISCERNIMENTO, A FIM DE QUE O JOVEM ESPERE O TEMPO CERTO PARA CADA ESCOLHA. TEREMOS A COLABORAÇÃO DO PROFESSOR ROGÉRIO LUCIO E DA EQUIPE DE SOCIODRAMA DO ECC. O ENCONTRO ACONTECERÁ NA CASA PAROQUIAL DE SANTA TEREZINHA. SERÁ UM EXPERIÊNCIA TOTALMENTE NOVA AQUI EM CANINDÉ.

sábado, 4 de junho de 2011

JOVEM TUA VIDA É MISSÃO

JUVENTUDE TUA VIDA É MISSÃO NAS CONSEQUENCIAS DA LIBERDADE!

Toda fase da vida é importante. todos nós passamos pela infância e tinha desejo de ser "grande", na juventude o desejo de ser "livre". Afinal de contas o que entendemos por liberdade? As vezes temos uma compreensão muito limitada de liberdade, tanto que na maioria das vezes somos livres mas não agimos com liberdade. Qualquer status é suficiente para impor ao outro aquilo que eu quero e as vezes isso pode acontecer dentro de casa, na família, quando o pai acha que ele deve ter sempre a última palavra. É importante dar ao jovem o que lhe é de direito, para que ele aprenda qual a dosagem certa da liberdade. A medida que ele gastar de forma errada os créditos que recebeu, vai ter que fazer a compensação com juros, ou seja, esta liberdade vai ficando cada vez mais cara e no entanto mais importante e consequentemente mais valorizada. (Fabio Soares)


o ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS EM CANINDÉ SE ENCERRA AMANHÃ. DIA 05 TEREMOS A MISSA TRANSMITIDA PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO - 7H DA MANHÃ NA BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Encontro nacional da juventude



A Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, acolhe nestes dias em torno de 600 jovens das províncias franciscanas de todo Brasil para um forte evento de evangelização da nossa juventude.






Dia 03 de junho haverá abertura oficial do encontro às 8h30 na quadra paroquial;



9h30 - Contextualização do porque do encontro de juventude - Frei João Muniz