terça-feira, 11 de maio de 2010

Ausência e Presença


Como é difícil compreender o mistério da fé que celebramos no tempo da Páscoa e em especial o mistério da Ascensão de Jesus! Como esquecemos, às vezes, da força critica e da energia que esta misteriosa celebração acarreta.O evangelista Lucas, em contraposição a outros autores do Novo Testamento, insiste na realidade corporal (somática) de Jesus ressuscitado. Quando os discípulos recebem a visita do Ressuscitado, sofrem um sobressalto e se assustam, pois “acreditavam ver um espírito”. Jesus lhes mostra as mãos e pés; e lhes disse: "apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho”. E para ratificar isto, comeu parte de um peixe assado (Lc 24,37-43). Algo parecido nos diz João na aparição de Jesus a Tomé (Jn 20,27).Lucas nos fala também de uma permanência temporal do Ressuscitado de 40 dias entre seus discípulos. E nos diz também que esse corpo que tem carne e ossos ascende ao céu, quer dizer para um local espacial diferente. Lucas explica a Ressurreição e Ascensão recorrendo às categorias do tempo e espaço. Indica-nos deste modo que tudo foi “muito real”. Para os seres humanos é real aquilo que está entre nas coordenadas do espaço e tempo!Jesus ascende ao céu, ao trono de Deus, para à direita do Pai. Essa localização celestial é inacessível para nós. Os verbos “ascender" e “baixar", com os quais confessamos no Credo nossa fé, se referem a uma desconhecida forma de movimento espacial?Uma resposta adequada para esta explicação é dizer que Lucas fala “metaforicamente” e por tanto é necessário evitar uma interpretação literal. A questão esta até onde chega a metáfora, porque se pode esvaziar de realidade tanto da ressurreição como da ascensão de Jesus.O grande teólogo reformado Karl Barth - que poderia ser classificado como “teólogo da Ascensão” - dizia acertadamente que para os primeiros cristãos a ressurreição e a ascensão de Jesus eram dois momentos de um mesmo e único acontecimento. Assim o proclamava a Igreja apostólica quando dizia que o Ressuscitado é o Exaltado. A exaltação era entendida como a resposta de Deus Pai à morte, humilhação e condenação de seu Filho. Ao ressuscitá-lo e exaltá-lo o Abbá o introduziu na nova dimensão (no espaço físico) que Lhe é própria; isto é, na mesma realidade misteriosa em que nos movemos, somos e existimos como humanos. Essa misteriosa dimensão é a realidade de todo realidade! Desde ela deveríamos entender o que é o espaço e o tempo, e não ao contrario!Por isso, o “subir" da Ascensão é movimento de ausência, porém também de presença, é partir e voltar. A ascensão nos fala de uma dinâmica de presença e ausência de Jesus. Se aceita assim um tempo e um espaço intermediário, que é o tempo e o espaço da Igreja, de nosso mundo redimido. É o espaço do "já sim", porém “todavia não”.Devemos ser realistas na hora de sublinhar tanto a presença, como a ausência.
Há pessoas na Igreja que somente enfatizam a Presença. Por isso, o Reino está entre nós, os Sacramentos, especialmente na Eucaristia, são Presença real, os ministros ordenados (bispos, presbíteros, diáconos) são autênticos representantes e suas decisões são tomadas em nome do que está presente; por isso, ai esta há verdade. Têm o perigo de negar que "Jesus ascendeu para o céu e está à direita do Pai”. Não esqueçamos que também o Pai está no céu! Pedimos-lhe que venha seu Reino, que se faça sua vontade aqui na terra, como se esta fazendo no céu.

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